Buscar
  • Idealizze Odontologia

Botox no Jardim Botânico Brasília: Toxina Botulínica para rugas e linhas de expressão

Atualizado: 5 de fev. de 2020



O que é o botox?


A toxina botulínica popularmente conhecida como botox®

é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.


Indicações da toxina botulínica:


O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas), rugas que se formam na região dos olhos (os pés de galinha) e, sulcos ao redor dos lábios conhecido como código de barras.

Além do uso estético, o botox pode ser utilizado para o uso terapêutico no tratamento de dores de cabeça, enxaqueca, bruxismo e apertamento dentário, relaxando assim os músculos da face.

A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente ou como prevenção para futuras rugas.


Ação do botox:


As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão, entre outros. Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos - resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.

Quando é injetada nessas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário.


No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:


1 - De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox.


2 - De forma reparativa: como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.


Pré-requisitos para a aplicação do botox:


Não há idade especifica para aplicar a toxina, mas o bom senso diz que é melhor após os 25 anos ou quando as rugas de expressão começam a incomodar. O tratamento não dever ser feito em grávidas e em mulheres amamentando.

A toxina botulínica vem em frascos com pó, sendo necessário a diluição com soro fisiológico. Após, ela é injetada na área a ser tratada. Utiliza-se a aplicação rápida e com anestesia tópica. A aplicação é praticamente indolor.


Profissionais que podem aplicar o botox:


Os dentistas são profissionais preparados para aplicar o tratamento estético e terapêutico com botox.


Contraindicações:


O botox, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.


Resultados da aplicação de botox:

O resultado da aplicação do botox em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados finais são notados no prazo de 14 dias (duas semanas).

A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses. No uso estético, os efeitos do botox podem durar de três a quatro meses, mas há casos em que os resultados permanecem até seis meses.


Intervalo entre as aplicações:


Por ser um medicamento biológico, deve ser seguido um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada. Caso esse prazo não seja respeitado, pode se desenvolver uma resistência ao produto e o botox perde seu efeito. Deve ser evitada a aplicação antes de 2 meses para evitar resistência. Independente disso, o tempo é variável de 6 meses a 1 ano para reaplicação.

Desde que realizada por um profissional adequadamente treinado e com boa experiência, a aplicação do botox pode ser considerada um tratamento seguro.


Sintomas:


Hematomas, podem ocorrer naturalmente pela própria introdução da agulha que, em seu trajeto, poderá perfurar vasos sanguíneos e promover pequenos sangramentos locais.

A dor e o inchaço são situações esperadas ao se realizar o procedimento. Dor de cabeça também pode ocorrer nos primeiros dias.


 

Entre em contato conosco!


Não perca tempo e aproveite logo os benefícios que o Botox pode lhe proporcionar!

(61) 3963-3119 | (61) 99830-0953 whatsapp


https://www.idealizzeodontologia.com/ @idealizzeodontologia



26 visualizações0 comentário